terça-feira, 20 de março de 2012

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PEKITI-TIRSIA





Evento internacional do sistema de combate Filipino denominado PEKITI-TIRSIA, ocorreu nos dias 17 e 18 de março, em São paulo.
O Seminário foi conduzido pelo próprio Guro Tuhon McGrath, dirigente da Pekiti-Tirsia Internacional. O sistema é extremamente rico em detalhes no uso de lâminas e bastões.
Os instrutores Moysés Perillo e Wagner Ziviani participarm do evento e se filiaram à Pekiti-Tirsia Internacional.


Pekiti-Tirsia é uma Arte Marcial Filipina desenvolvida pela família Tortal de Negros, uma ilha na região central de Visayan nas Filipinas. O sistema foi levado aos Estados Unidos em 1972 pelo Grand Master Leo Tortal Gaje. No dialeto Illongo de Visayan, Pekiti-Tirsia literalmente significa Close-Thirds; o equivalente a Close-Quarters.

Tuhon Guro William R. McGrath - President & Chief InstructorBill McGrath iniciou seu treinamento em Pekiti-Tirsia em 1975 com a idade de 14 anos. Em 1994, Bill McGrath foi promovido ao posto de Guro Tuhon (Instrutor Chefe) pelo Grandmaster Leo Gaje. Um ano mais tarde o Tuhon McGrath começou uma organização oficial com o objetivo de preservar e promover uma arte única, Pekiti-Tirsia. Essa organização é chamado Pekiti-Tirsia International.

Um comentário:

  1. Parabéns aos Instrutores de KALI-SILAT MOYSÉS e WAGNER, de MG, pela participação; MABUHAY aos mandirigmas!

    ResponderExcluir